Existe uma maneira de estimular a inteligência dos cães?

inteligência dos cães

Apesar de não ser um animal e não raciocinar como os seres humanos, muitas raças de cachorro são conhecidas pela sua inteligência e facilidade em aprender comandos e tarefas. O Border Collie, considerada a raça mais inteligente do mundo, aprendeu a pastorear e realizar ações específicas de acordo com a situação que se encontra.

Algumas raças tem mais facilidade e outras tem mais dificuldades, mas uma coisa é fato: todo cachorro consegue raciocinar e realizar tarefas, desde que seja treinado e estimulado da maneira correta, sempre levando em consideração as suas dificuldades.

Essa afirmação é possível de identificar no dia a dia. Quando você o chama pelo nome, ele olha. Não é porque entende o que estamos falando, mas sim pelos sons. Quanto mais vezes você falar o nome dele e ele associar que aquele som é para ele ficar alerta e olhar para você, ele irá repetir. Outra situação é quando falamos de passear e eles vão buscar a coleira ou vão até o local onde ela está para esperar. Nesse exemplo ele sabe não só que está na hora de sair, mas que precisa colocar a coleira se não o passeio não acontece.

Sabendo disso, criamos esse post para te mostrar como e até que ponto podemos estimular a inteligência dos nos cachorros.

Até que ponto é possível estimular a inteligência dos cães?

Apesar do conceito de inteligência dos cães ser um fato, precisamos pensar também em até onde é possível e quanto é saudável fazer esse estímulo para os cachorros. O excesso de comandos ou estímulos pode acabar deixando o animal estressado por exemplo.

O paralelo que foi traçado com as pesquisas mais recentes é que quando pensarmos em um cachorro padrão, devemos limitar ele a uma inteligência de criança de 2 anos: Ele vai conseguir reconhecer muitas palavras e sons, mas não conseguirá ir muito além disso. Por isso os comandos devem ser simples e diretos.

Como é a inteligência dos cães?

Assim como a nossa, a inteligência dos cães é dividida em diversas áreas de conhecimento, mas as principais, e que podem ser estimuladas, são a inteligência de resolução de espaços e compreensão das expressões humanas.

A inteligência de resolução de espaços está relacionada a encontrar objetos diferentes, como brinquedos, alimentos e lugares confortáveis para descansar. Essa é considerada a principal inteligência dos cachorros. É com ela que eles conseguem encontrar saídas e caminhos sem obstáculos.

Já a inteligência de compreensão de expressões humanas está mais conectada com a parte parceira do animal. Ao olhar para um ser humano, o cachorro consegue aos poucos entender quando estamos tristes, felizes, com raiva e assim determinar como deve se portar nessa situação. Você já percebeu que o seu cachorro sabe que você está triste e fica perto de você? É porque ele realmente sabe e quer te ajudar.

Como podemos estimular a inteligência dos cachorros?

Existem algumas atividades e brinquedos que podem fazer com que você estimule a inteligência do seu animal. Atualmente foram desenvolvidos alguns jogos de tabuleiro onde o cachorro precisa solucionar problemas simples, como empurrar e girar os discos, para poder acessar petiscos e comida. Esse tipo de estímulo é responsável por fazer com que ele encontre novas maneiras de solucionar problemas comuns.

Além da parte motora, esse tipo de brinquedo ajuda com que ele decore ações e movimentos, ajudando ao animal a conseguir decorar mais informações e comandos.

Apesar de parecer complicado, existem maneiras super simples de fazer com que o cachorro tenha sua inteligência estimulada. Outro exemplo bem prático e simples é brincar de esconder brinquedos e comidas por vários lugares. Quando ele gosta de um brinquedo ou quer comer ele irá procurar com seu olfato super potente e não vai descansar até encontrar tudo.

Outra brincadeira super comum e que ajuda no estímulo é arremessar coisas para ele buscar. Apesar de simples, é possível utilizar essa brincadeira para ensinar quais são os itens que ele está indo buscar e depois até pedir o objeto em específico.

Não tenho cachorro para treinar ainda, mas quero muito um e agora?

Essa é a resposta mais fácil de responder. No Canil Ohana Gold! Aqui no Canil nós trabalhamos com a raça Spitz Alemão Anão, ou Lulu da Pomerânia, uma das raças mais amadas do Brasil. Além de super inteligente, o cachorrinho ainda é super companheiro, pode ficar em apartamentos e está sempre disposto a brincar.

Os nossos filhotes são muito bem cuidados e fazemos de tudo para que eles tenham o melhor tratamentos e vacinas de qualidade internacional. Veja mais sobre eles no nosso site, Instagram e fale conosco pelo Whatsapp. Até mais!