Se você já tem um cachorro adulto, é muito comum ver ele ficando algum tempo no sol ao longo do dia. Apesar de ser um hábito bem comum nos pets, nem todo mundo sabe quanto tempo o animal pode ficar tomando sol e se longas exposições podem fazer mal para o cachorro, principalmente porque muitos deles chegam a dormir enquanto estão no sol.
Em um primeiro momento é totalmente normal e saudável que o seu animal tenha esse tipo de comportamento. Assim como nós humanos, os cachorros precisam ficar um tempo no sol para produzir vitamina D, regular o sono e até mesmo manter o corpo aquecido. Mas, é importante também estar atento a outros pontos por trás desse hábito. Acompanhe nesse post da Ohana Gold mais detalhes sobre isso.
Quanto tempo o cachorro pode ficar exposto?
Apesar de ser importante e saudável, é preciso estar atento sempre a quantidade de tempo que o seu cachorro está ficando no sol. O ideal é não deixar que esse tempo passe de 30 minutos por dia. O excesso de exposição pode superaquecer o seu pet e trazer problemas ao invés de benefícios.
Esse tempo pode ser ainda menor caso ele esteja exposto entre as 10h e 16h, período mais quente do dia e com maior incidência de raios solares.
Quais são os benefícios de o cachorro ficar no sol?
Existem diversos benefícios. Nos dias mais frios e de inverno, essa exposição ao sol permite que o seu cachorro mantenha o corpo aquecido, principalmente se a casa tem uma temperatura mais baixa. O pelo do cachorro consegue reter o calor e fazer o trabalho de manter uma temperatura maior por mais tempo.
Como dito anteriormente, o sol também auxilia na criação da Vitamina D. Essa vitamina é de extrema importância para a absorção de fósforo e cálcio. Ao absorver esses nutrientes, o animal consegue de forma natural combater a osteoporose, por exemplo. Além da produção de vitamina D, a exposição ao sol faz com que o cachorro lide melhor com problemas musculares e de articulação.
Apesar de não ser determinante para o combate de doenças de pele, o sol ajuda na proteção contra parasitas e bactérias, já que os mesmos não gostam de altas temperaturas. Por isso, além de manter os cuidados e vacinas em dia, deixar o seu animal tomar um banho de sol pode auxiliar nesse combate de forma natural.
Além disso, o cachorro também ganha melhor qualidade de vida mental. Como? Bem, o sol ajuda na produção e liberação de serotonina. Esse hormônio está intimamente ligado a questão de depressão e ansiedade, duas patologias comuns em cachorros. Esse tempo no sol também irá auxiliar na produção de melatonina, o hormônio do sono. Com uma boa regulagem desse hormônio seu animal terá melhores momentos ao descansar.
Quais são os cuidados que devo ter ao deixar ele no sol?
O primeiro ponto a se atentar é ficar atento ao horário que costuma ir a procura do sol. Assim como os humanos, o sol do meio dia não é uma boa opção. Caso o seu cachorro tenha o hábito de ir por esse horário, tente mudar a rotina dele. Fazendo com que ele tome sol antes da 10h ou depois das 16h você evita que ele tenha câncer de pele, por exemplo.
Fique atento também no tipo de pelagem do seu animal. Animais com pelo mais curto ficam mais expostos as radiações do sol. Outro fator que deve ser levado em conta é a pele do animal. Os cachorros com pele mais clara tendem a sofrer mais com o sol excessivo.
Enquanto ele estiver deitado curtindo o sol, fique de olho em sinais de superaquecimento do seu pet. Os principais sinais desse supor aquecimento são:
- Respiração ofegante;
- Excesso de saliva;
- Apatia ou falta de vontade de levantar;
- Tontura ou confusão;
- Batimentos cardíacos acelerados.
Caso note algum desses pontos, retire seu cachorro do sol, ofereça água e fique de olho. Se ele não apresentar nenhuma melhora, será necessário levar ele até um veterinário.
E os filhotes? Eles podem ficar no sol?
Quando eles acabaram de nascer ou estão muito pequenos ainda, o ideal é que eles não fiquem no sol devido a sensibilidade da pele e principalmente dos olhos. O ideal nesse caso é esperar com que ele consiga se mover com facilidade. Dessa maneira ele irá conseguir sair do lugar tranquilamente caso esteja desconfortável e ir para uma área de sombra.
Quer ter o seu cachorrinho de estimação?
Agora que você já tem mais essa dica para cuidar muito bem do seu cachorro, está na hora de ter o seu. Aqui no Canil Ohana Gold nós trabalhamos com cachorros da raça Spitz Alemão Anão, ou Lulu da Pomerânia. Eles são os mais bonitos, carinhosos e bem cuidados. Nós trabalhamos com uma quantidade reduzida de pets justamente para garantir uma melhor qualidade de vida para os nossos cachorros.
Além de serem bem cuidados desde o primeiro dia, nós garantimos os melhores veterinários e vacinas importadas. Dessa maneira o seu futuro cachorrinho chegará para você com o melhor tratamento do mercado. Entre em contato conosco através do nosso Instagram e Whatsapp. Até mais!