Ajudar o cachorro a dormir de uma maneira confortável e relaxante durante a noite pode ser um dos desafios mais complicados para os donos de pet. Existem diversos motivos que fazem com o que o cachorro não acompanhe os mesmos hábitos do humano, mas é necessário lembrar que ele tem comportamentos próprios e ele pode muito bem ter em sua essência a necessidade de acordar durante a madrugada, por exemplo.
A ideia de horário específico para as atividades e relaxamento não são normais para o cachorro, entretanto ele precisa de uma rotina bem definida para ter mais qualidade de vida. Além de ter hábitos mais saudáveis, a rotina irá demonstrar pro cachorro o que ele pode ou não fazer em determinados horários, qual hora o silêncio deve ser respeitado, entre outros pontos.
Nesse post decidimos juntar 4 dicas interessantes que irão te auxiliar a montar uma melhor rotina para o seu cachorro e fazer com que ele até durma melhor no horário que é bom para ele.
O tutor tem papel essencial para estabelecer uma rotina
Cachorros são animais que tem em sua genética a necessidade de viver em grupo. Quando você adquire um animal ele precisa manter essa conexão, por isso ele espera que você seja o líder e mostre para ele o que deve ser feito. Por causa disso é muito importante que você gere essa conexão com o cachorro e o ajude no processo.
Essa conexão de liderança é o primeiro passo para conseguir estabelecer uma rotina e fazer com que o cachorro siga as suas ordens de maneira fácil e prática. Veja a seguir as 4 dicas:
1. Crie uma rotina de ir ao banheiro antes de dormir
Quando pensamos em rotina para o cachorro estamos indo além da hora de dormir ou de se alimentar. Estamos falando de saúde para o seu animalzinho. Um cachorro sem rotina fica confuso, podendo gerar ansiedade estresse e outros comportamentos negativos.
Ir ao banheiro, para o cachorro, também é uma rotina. Repare, sempre que ele faz alguma determinada ação no dia ele faz as suas necessidades. Isso pode ser condicionado para acontecer sem afetar a saúde do seu animal. Por exemplo: Ele sabe que na hora de passear ele pode fazer as suas necessidades, depois de uma brincadeira ou sempre depois de comer. Exatamente como o ser humano. Existem pessoas que vão logo após se alimentar, outras antes do banho e assim por diante.
Quando você coloca a última “ida ao banheiro” do seu animal próximo a hora de dormir, você o condiciona a estar sempre de bexiga vazia na parte da noite, evitando que ele precise levantar ou te acorde para fazer suas necessidades. Além disso você consegue deixar fixado na cabeça dele que após essa atividade será a hora de descansar.
2. Leve o cachorro para passear e gastar energia
Essa dica serve para todas as raças de cachorro, mas as mais enérgicas se beneficiam ainda mais disso. Um cachorro com muita energia não consegue descansar ou ter uma boa noite de sono. Assim como as crianças, quando dormem durante o dia, ter muita energia deixa o cachorro agitado e a última coisa que ele vai querer fazer é dormir.
Além dos passeios normais, uma ótima dica é fazer o passeio na parte da noite. Isso irá ajudar a gastar o que falta da energia e irá fazer ele descansar ainda mais.
3. Cuide da sua saúde e hora de dormir
Falamos nesse post aqui que metade da personalidade do cachorro é ditada pelo dono. Dormir nos horários certos também é definido por isso. Você não pode esperar que o cachorro, que te enxerga como líder, irá agir muito diferente de você. Então sempre fique atento em como você age com todas as coisas, a tendência é que eles te copiem.
Se você tem problemas para dormir, o ideal é procurar uma ajuda para isso antes de tentar colocar a rotina do seu cachorro da maneira “ideal”. Pois mesmo que você durma no horário que espera, ao despertar durante a noite ou ao ter insônia, você irá despertar o seu cachorro, mesmo que ele aparente estar deitado dormindo.
4. Adestre o seu cachorro
Quando pensamos em adestrar, fazemos a associação com os cachorros de guarda que precisam de um treinamento e voz de comando definida, ou a animais que rolam, dão a pata e fingem de morto. Entretanto, adestrar o cão está muito além disso. Quando ele segue comandos simples, tem limites e executam as ações da maneira correta sem que você precise falar, seu cachorro já está adestrado.
Alguns dos benefícios do adestramento são:
– Ele ajuda o cão a ter limites;
– Ajuda o animal a entender quem é o líder;
– Faz o cachorro entender sua rotina;
– O animal entende comandos para o dia a dia, etc.
Dica extra: Procure animais que são bem cuidados desde o seu nascimento
Quando os animais são bem cuidados desde o seu nascimento eles já contam com uma rotina estruturada e normalmente contam com o sono regulado. Por isso, escolher bem o canil onde você irá adquirir o seu filhote é essencial.
Aqui no Canil Ohana Gold nós temos muito cuidado e atenção com os nossos filhotes. Decidimos ter uma menor quantidade de animais para manter um trabalho de excelência e garantir que todos os filhotes tenham os melhores cuidados, muito carinho e atenção. Fale conosco e conheça nosso trabalho através do Whatsapp e do Instagram. Até mais!