A raça do cachorro tem influência na sua personalidade?

como cuidar dos pelos do spitz

Na hora de adquirir um cachorro, as pessoas ficam cheias de dúvidas sobre as raças e suas particularidades. Quando a família tem crianças, essas dúvidas ficam ainda maiores, pois a necessidade de ter um animal dócil e que gosta de crianças é uma preocupação recorrente.

Mas será que a raça consegue determinar se um cachorro será dócil ou não? Se ele irá se dar bem com as crianças? Bem, essas perguntas precisam ser analisadas e respondidas com calma para ficar bem claro. Para te ajudar com isso, nós do Canil Ohana Gold criamos esse post e vamos responder essa dúvida.

Existe relação entre raça e personalidade do cachorro?

Quando pensamos em uma raça com pedigree, já esperamos alguns comportamentos e características padrões daquela raça. Essa espera se dá ao fato de que a genética do cachorro impacta diretamente na personalidade do animal. Por exemplo: Um Border Collie está sempre focado em realizar suas tarefas, um Pastor Alemão em caçar e proteger e o Lulu da Pomerânia já é uma raça mais dócil e carinhosa.

Essas e outras características estão presentes nas mais diversas raças devido aos genes do animal. Entretanto, não é só isso que determina a personalidade completa do seu animalzinho. De acordo com uma pesquisa feita na Universidade do Arizona, Estados Unidos, que observou 12 mil cães de raças diferentes, apenas metade da personalidade do cachorro é definida pela sua genética.

Durante a pesquisa foram estudadas 101 raças diferentes. Todos os cães passaram por um teste de personalidade voltados apenas para animais de estimação. Dentro do teste foi avaliado o comportamento dos animais em determinada situações, um exemplo é como o cão reage quando o uma pessoa chega à porta.

Além disso, os tutores dos animais responderam um questionário extremamente completo sobre a forma de tratamento do animal, adestramento e convivência. A partir de todo o estudo, descobriu-se que metade das características de personalidade do cão dependem sim da genética, já a outra metade é de responsabilidade da sua criação e companhia com o tutor.

Posso escolher qualquer raça desde que eu cuide bem?

Em teoria sim, mas é sempre bom levar em consideração a metade genética do animal na hora de escolher. O motivo é simples: Se você precisa de um animal que faça guarda na casa, é preferível que ele já tenha essa pré-disposição genética pois animais muito dóceis terão dificuldades em apresentar perigo aos possíveis invasores. Já se a ideia é ter um animal companheiro, escolher um caçador vai contra a sua necessidade, já que ele irá passar mais tempo atento as “possíveis” presas e não as brincadeiras e carinhos.

Então a melhor solução é sempre alinhar as suas expectativas com a predisposição genética do animal. É também de extrema importância que o animal seja bem cuidado e de maneira correta, já que a outra metade da sua personalidade é definida pelos cuidados do tutor. Um exemplo de péssimos cuidados é quando vemos um Labrador agressivo, já que a raça é naturalmente pré-disposta a ser dócil e companheira.

No final o cachorro parece com o dono

Você com certeza já ouviu alguém falar que os animais de estimação são muito parecidos com os donos, certo? Essa afirmação faz sentido quando levamos em conta tudo o que explicamos anteriormente.

Então lembre-se, quando seu cachorro estiver tendo um comportamento específico, é muito comum que o dono também o tenha. Existem estudos inclusive que apontam que o cachorro desenvolve ansiedade quando os donos sofrem desse problema, então tenha isso em mente.

As primeiras semanas de vida são bem importantes!

Para ter um cachorro mais tranquilo e amável é necessário cuidar muito bem dele desde pequeno. Dar bastante amor e carinho nos primeiros meses é fundamental para ter um cachorrinho amável e carinhoso.

Aqui no Canil Ohana Gold nós damos muita atenção a isso. Nosso primeiro cuidado é na quantidade de animais que temos: decidimos ter uma quantidade menor de animais para dar maior atenção e carinho para cada filhote. Outro ponto é que cuidamos deles com as melhores vacinas e marcas do mercado, para garantir que eles se sintam bem o tempo todo e cresçam fortes e bonitos.

Se você está procurando filhotes de Spitz Alemão Anão, Lulu da Pomerânia, que tem tudo para ser um cachorrinho companheiro e carinhoso, entre em contato conosco pelo Whatsapp ou pelo Instagram. Até mais!