Por que os cachorros gostam de enterrar coisas?

Seja na vida real, ou nos desenhos e filmes, é muito comum ver o cachorro pegar alguma coisa, cavar um buraco, esconder o objeto e tapar com a terra. Ossos, objetos de casa, animais mortos… As opções são infinitas quando o cachorro faz isso. Mas você já se perguntou o porquê de ele fazer isso?

Você tem um jardim bonito e o seu animalzinho sempre destrói tudo porque adora cavar e esconder as coisas de casa? Quer que ele pare? Ao longo desse post nós do Canil Ohana Gold vamos explicar o porque deles fazerem isso e como você pode solucionar esse problema dentro de casa.

Enterrar é da natureza do cachorro

O processo de pegar um objeto e enterrar é algo natural a genética do cachorro. Isso vem antes mesmo do cachorro ser como conhecemos hoje. Quando eles eram apenas lobos selvagens, os nossos queridos pets já tinham esse hábito. O motivo é bem simples: depois de uma boa caçada, os restos que ainda poderiam ser comidos era enterrados, assim garantindo a alimentação quando ela estivesse escassa.

Hoje em dia, sem muita necessidade de esconder comida, o cachorro tende a fazer isso com objetos que gosta e deseja proteger de ameaças, ou para brincar mais tarde. Além de aproximar os cachorros das suas raízes, essa atividade é extremamente benéfica para os animais, porque além do exercício físico, ela pode ser ainda muito divertida.

Essa atividade não está restrita a alguma raça ou porte físico. Entretanto, as raças mais enérgicas tendem a ter mais esse tipo de atitude.

Se não precisa guardar comida, porque ele ainda gosta de enterrar?

Bem, essa pergunta é fácil de responder. Como foi falado no ponto anterior, os cachorros com mais energia precisam gastar ela diariamente, do contrário ele pode ficar entediado e começa a procurar coisas para fazer. Nesse momento de tédio, o cachorro pode acabar fazendo duas coisas: Mastigar móveis e coisas que não deveria, ou pegar itens para enterrar.

Para ambas as situações, existe apenas uma solução: Fazer com que o cachorro gaste mais energia. Levar para passear, deixá-lo correr livre no quintal, brincar com o pet ou até mesmo apresentar novos brinquedos já podem aumentar o gasto de energia do animal e fazer com que ele fique mais calmo dentro de casa.

Mas lembre-se: Mesmo gastando toda energia do cachorro, ele ainda pode ter o hábito de cavar devido a sua genética. Então, se você tem um quintal com jardim e flores, tenha em mente que uma hora ou outra ele pode acabar revirando a terra para satisfazer suas vontades.

Aposte na distração para evitar esse hábito

Além do gasto de energia, que já comentamos, existe também outra solução possível, a distração. Mesmo não sendo uma solução que funciona sozinha, ela é um ótimo complemento para o gasto de energia.

Quando você apresenta um brinquedo interessante para o seu cachorro, ele pode ficar focado nesse brinquedo por muito tempo. Se virar o brinquedo favorito então, pode acontecer de ele não querer trocar ele por nada.

Uma boa aposta de brinquedo distrativo são os coloridos e divertidos, mas principalmente aqueles que estimulam a movimentação. Bolinhas, discos de arremesso, brinquedos que apitam, bem a lista de opções estão cada vez maiores.

Certo, já sei como lidar com isso. Onde consigo meu amigo peludo?

como cuidar dos pelos do spitz

Agora que você já tem mais essa dica para cuidar do seu cachorro, está na hora de ter o seu. Aqui no Canil Ohana Gold nós trabalhamos com cachorros da raça Spitz Alemão Anão, ou Lulu da Pomerânia. Eles são os mais bonitos, carinhosos e bem cuidados. Nós trabalhamos com uma quantidade reduzida de pets justamente para garantir uma melhor qualidade de vida para os nossos cachorros.

Além de serem bem cuidados desde o primeiro dia, nós garantimos os melhores veterinários e vacinas importadas. Dessa maneira o seu futuro cachorrinho chegará para você com o melhor tratamento do mercado. Entre em contato conosco através do nosso Instagram e Whatsapp. Até mais!