Muitas pessoas sonham em ter o seu cachorrinho de estimação. Principalmente as crianças ficam muito empolgadas com a chegada de um amigo peludo. Mas cuidar de um filhote é trabalhoso e exige dedicação e responsabilidade. Ainda mais nas primeiras 24 horas que o filhote está em casa, pois ele está no momento de adaptação ao local.
Os cuidados dessas primeiras horas e dias são importantes para já estabelecer algumas rotinas e ensinar desde cedo o que o filhote pode ou não fazer. Em contra partida, é o momento em que os donos, principalmente os de primeira viagem, vão poder entender os comportamentos do cachorro e corrigir comportamentos inadequados, o que pode dar muito trabalho se deixar para corrigir depois.
Nesse post, nós da Ohana Gold, separamos alguns pontos do que você pode esperar dessas primeiras 24 horas com o seu novo filhote e te ajudar na adaptação, tanto do cachorro quanto dos humanos da família.
1º Ponto: Deixe o ambiente preparado
Nessas primeiras horas você está trazendo o seu cachorro para um ambiente completamente novo para ele. Eles precisam se habituar a casa nova e sentir que ali é um lar para ele. Por isso, antes dele chegar você precisa ter os principais itens que irá utilizar com o seu filhote.
Alguns itens importantes para já ter em casa quando ele chegar são:
– Ração (Se for possível a mesma que ele já está acostumado)
– Tapete higiênico (se ele não tiver um espaço apenas para as necessidades)
– Sacos para necessidade (para os dias de passeio)
– Coleira
– Brinquedos
O motivo para já ter esses itens em casa é que não é aconselhável deixar o cachorro em casa sozinho nessas primeiras horas. Então é melhor ter o necessário para evitar as corridas desesperadas até o petshop mais próximo.
2º Ponto: tenha um ambiente calmo e tranquilo
Como o ambiente é novo, ele pode estranhar os lugares, os móveis e as pessoas. Por isso o mais indicado é dar o máximo de espaço para o filhote ter paz e tranquilidade, além de poder explorar o local e conhecer tudo o que ele precisa.
Caso você tenha crianças, a situação pode ficar um pouco mais complicada. Normalmente eles querem ficar abraçando e brincando com o cachorro o tempo todo, mas os filhotes precisam de longas horas de sono para se desenvolver nesse começo. Então é muito importante ensinar as crianças a respeitar os momentos de descanso do cachorro para que ele não fique estressado.
Se você tem outros animais de estimação, é preciso ter o mesmo cuidado. Como é novidade, os animais mais velhos vão querer estar o tempo todo com o filhote então manter eles afastados até que eles se acostumem com a nova presença é ideal para esse momento.
3º Ponto: Comece a estabelecer as rotinas
Você não precisa adestrar o seu cachorro enquanto ele é filhote, mas é importante já pré-estabelecer uma rotina para que ele se adapte da melhor forma. Por exemplo, se você terá um local específico para ele realizar as necessidades, você precisa mostrar pra ele onde é e sempre que ele fizer no local certo, você deve recompensar com um petisco.
Uma rotina que indicamos para ele aprender esse comportamento é levar ele regularmente até o local de tempos em tempos, aproximadamente a cada duas horas. Como ele sempre estará lá e quando fizer as necessidades naquele lugar ele sabe que será recompensado, ele vai começar a se condicionar a ir até o local correto e você não terá problemas com isso.
O mesmo serve para o tapete higiênico. Conforme você for fazendo o mesmo treinamento, ele irá de adaptar e entrar na rotina. Outra coisa que você já pode começar a estabelecer a rotina é na parte de alimentação. Esse ponto é importante para que ele saiba quando é a hora de comer.
Entretanto, para a raça Spitz Alemão Anão, a oferta de comida é um pouco diferente. Essa raça em específico precisa de uma oferta de comida mais à vontade na fase de filhote e até chegar na idade adulta. O que indicamos é deixar a ração sempre exposta e o pote de ração sempre cheio.
4º Ponto: Hora de estabelecer limites
Como eles estão se adaptando e conhecendo a rotina das pessoas e da casa, esse momento também é propício para definir limites. Algumas famílias permitem que o cachorro frequente toda a casa, já outras famílias não gostam dos animais dentro do quarto ou cozinha. Se o seu caso for o segundo, esse momento é importante para já delimitar onde ele pode ou não ir.
Utilize caixa e obstáculos que ele não pode passar para delimitar esses espaços. Mas lembre-se, ele vai precisar de tempo e as vezes de correções de comportamento, não precisa ficar desesperado se ele acabar ultrapassando os limites as vezes.
Como esse momento é de bastante observação, tanto para o pet quanto para você, o ideal é já notar se ele gosta de “destruir” as coisas. Se notar esse tipo de comportamento, você deve mostrar para ele o que pode ou não. Na hora que ele começar a morder o pé da mesa, por exemplo, você deve interromper na hora e apresentar um brinquedo que ele possa fazer o mesmo.
Essa substituição contínua irá mostrar para ele o que ele pode ou não morder. Para reforçar o hábito correto, sempre utilize de guloseimas e petiscos.
5º Ponto: Depois de explorar é hora de brincar
Para ele se sentir parte da sua família, é interessante que após um tempo identificando o local, os familiares se apresentem e brinquem com o filhote por algum tempo. Isso irá fazer ele reconhecer as pessoas e se acostumar com elas.
Além da apresentação, essa interação gera um estímulo positivo ao animal, fazendo com que ele sempre associe as pessoas da casa com momentos felizes e divertidos. É importante que não apenas no primeiro dia, mas ao longo de toda a vida do animal esses momentos sejam repetidos, para que ele se sinta parte do grupo.
6º Ponto: Hora de ter o seu filhote
Agora que você já sabe como são as primeiras horas e dias com o seu primeiro filhote, está na hora de ter um e chamar de seu. Para isso é importante garantir que está adquirindo filhotes bem cuidados e vacinados.
Se você quer um Spitz Alemão Anão, ou Lulu da Pomerânia, que foram cuidados com muito carinho e atenção, o melhor lugar para adquirir um é com o Canil Ohana Gold. A muitos anos no mercado, nós temos a preocupação de garantir que os filhotes tenham uma ótima experiência antes mesmo de terem seus donos. Para garantir isso, trabalhamos com poucos cães, garantindo atenção total, carinho, respeito e muito conforto, além de ótimas condições de higiene, alimentação e tratamento veterinário.
Vale lembrar, que todos os nossos filhotes já vão para a sua casa com as doses de vacina em dia e totalmente vermifugado. Ficou ainda com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo whatsapp ou pelo instagram. Até mais!