O tema vacina anda sendo muito debatido em diversos lugares, entretanto, todos sabemos da importância da vacina para evitar doenças. No mundo pet isso não muda. Os cachorros de estimação também precisam de vacinas para evitar as principais doenças e é responsabilidade do tutor do animal garantir que ele seja vacinado na frequência correta.
Existe uma grande lista e doenças que podem ser evitadas com a vacinação correta. Para te ajudar a conhecer sobre a importância e os benefícios que o seu pet pode receber com uma vacinação feita de maneira correta, separamos para você 7 curiosidades importantíssimas.
1 – A vacina para cachorro irá salvar a vida do seu animal
Principalmente para os filhotes, a imunização por vacina é essencial para proteger o seu pet e salvar a vida dele. Existem doenças no mundo animal, como a parvovirose e cinomose, que possuem tratamento, mas a chance de cura é bem baixa.
A Parvovirose ataca principalmente o sistema digestório e causa uma diarreia intensa. Já a Cinomose afeta o sistema nervoso, causando espasmos musculares e em casos mais avançados a perda da sustentação das pernas traseiras.
Mesmo sendo doenças horríveis, existem vacinas prontas para ajudar o seu cachorrinho a se protegerem dessas doenças. Para isso, basta obedecer ao protocolo de vacinação estabelecido pelo médico veterinário e tomar os cuidados antes do protocolo estar totalmente concluído. Isso evita a exposição do seu cachorro as doenças antes dele tomar a vacina.
2 – Existem casos de efeitos colaterais, mas nada que assusta
Como todos os medicamentos, as vacinas também contam com efeitos adversos. Entretanto, devido a sua evolução e constante preocupação com o bem-estar dos animais, esses efeitos colaterais são bem simples e muito raros.
Os efeitos mais comuns de acontecer com o cachorro após a vacinação são: leve incomodo na região da aplicação, sonolência e vontade de isolamento, esse último sendo o menos comum dos três. Existem sintomas mais graves, entretanto as vacinas modernas muito raramente terão esse tipo de problema.
Os veterinários sempre fazem uma avaliação antes da aplicação para garantir que o seu pet terá os principais benefícios da vacina e não o contrário.
3 – O animal precisa ser examinado antes de tomar a vacina
Apesar de ser uma atitude comum do Médico Veterinário, é sempre bom ficar atento se o mesmo está fazendo uma avaliação médica antes de aplicar a vacina. Algumas vezes o cachorro não está bem para tomar a vacina e nesse caso ele não deve tomar, ou os efeitos desejados com a vacina podem não ocorrer.
Por isso, sempre que o veterinário perguntar sobre os hábitos do cachorro e como ele está nos últimos dias, é bom responder com o máximo de clareza e certeza. Dessa maneira o profissional poderá garantir que o seu amigo peludo está bem para tomar a vacina e ter os resultados esperados.
4 – Existem várias vacinas para cachorro e não só a de raiva
Por muito tempo existiu a campanha de vacinação contra a raiva para cachorros. Apesar da doença ser a mais comum, ela não é a única e também não é só ela que conta com uma vacina para ajudar na saúde do seu animal de estimação.
Por isso, é muito importante apagar aquela ideia de que a vacina contra a raiva é a única necessária para garantir a saúde do seu pet. Conheça a seguir algumas das vacinas que são importantes para manter o seu animal sempre saudável:
- Vacina V8: protege da cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose-2, parainfluenza, coronavirose e leptospirose causada por duas cepas de bactéria;
- Vacina V10: protege das mesmas doenças que a V8 e de mais duas cepas causadoras da leptospirose;
- Vacina antirrábica: protege o seu pet da raiva, que é uma doença que não tem cura e é uma zoonose (transmitida aos seres humanos pelos animais);
- Vacina de leishmaniose: como o nome diz, protege o animal da leishmaniose, uma doença que afeta o sistema imunológico (de defesa) e é uma zoonose;
- Vacina da tosse dos canis: protege o pet de uma doença que é popularmente conhecida como gripe dos cães.
5 – A vacinação deve ser feita todos os anos
Apesar do filhote tomar diversas vacinas logo nos primeiros meses de vida, o reforço para essas vacinas deve continuar acontecendo mesmo na vida adulta do animal. Isso irá garantir que o cachorro sempre esteja protegido e com a saúde em dia.
6 – Nunca atrase as vacinas do seu pet
Se você tem um filhote de quatro meses e ele não recebeu as primeiras vacinas, ou tem um cachorro adulto que está a mais de dois anos sem vacinar, fique sabendo que ele está correndo sérios riscos e podem contrair doenças perigosas.
Quando o cachorro não recebe a vacina na data correta, ele fica desprotegido e vulnerável as doenças. Em uma situação dessa ele pode acabar contraindo uma doença mais perigosa e ninguém quer que isso aconteça, certo?
Então sempre esteja atento as datas de vacinação do seu pet.
7 – Os filhotes são sensíveis e precisam estar mais protegidos
Podemos fazer uma comparação bem simples entre humanos e cachorros nesse ponto. Quando um bebê nasce ele precisa tomar algumas vacinas. Isso se faz necessário pois o bebê é mais frágil, não tem as defesas necessárias para combater algumas doenças e está mais em risco do que os adultos.
Para os filhotes de cachorro a situação é a mesma. O animal logo nos seus primeiros meses de vida precisa tomar algumas vacinas para garantir uma vida mais saudável e segura. As primeiras doses inclusive devem ser aplicadas entre 45 e 60 dias vida.
Com essa idade, o cachorrinho já precisa ter recebido o vermífugo e deverá receber a vacina v8 ou v10. Ainda pequeno ele deve receber mais algumas doses dessas vacinas para reforçar a primeira. Já com 4 meses ele irá receber a primeira antirrábica (contra a raiva) e o veterinário irá determinar qual será o protocolo ideal para o seu pet ao longo da vida.
Filhotes da Ohana Gold já são vacinados!
Ao adquirir um animalzinho de estimação, é preciso comprar de quem cuida bem dos animais. Por isso, escolher um canil que está atento as necessidades dos animais é essencial. A primeira informação que você precisa solicitar ao canil é se os filhotes já são vacinados de maneira correta e qual a qualidade dessa vacinação.
No Canil Ohana Gold nós sempre pensamos no melhor para os nossos filhotes. Desde os seus nascimentos eles já contam com acompanhamento veterinário e fazemos questão que eles tenham acesso as melhores vacinas do mercado.
Todos os filhotes do Canil Ohana Gold já são entregues aos seus donos vermifugados e com as doses das vacinas V10 importadas conforme a idade e exigência dos veterinários. Dessa maneira o seu filhote já chega para você de forma saudável e pronto para você curtir seu pet sem preocupações.
Fale conosco e tire todas as suas dúvidas. Nós garantimos a vocês um trabalho de excelência.