O Spitz Alemão, ou Lulu da Pomerânia, é mundialmente conhecido pela sua pelagem diferenciada, que enchem os olhos de qualquer admirador de cães. Mas a primeira coisa que todo mundo pensa na hora que vê a quantidade de pelos é: Isso deve dar muito trabalho para cuidar.
Para te ajudar e explicar o que é preciso ou não fazer na hora de cuidar do seu Spitz Alemão, nós da Ohana Gold decidimos criar esse post como se fosse um guia, que irá te ajudar a cuidar da melhor maneira da pelagem do seu cão e deixar ele com uma aparência maravilhosa sempre.
Como é o pelo do Siptz Alemão?
Antes de iniciar com a parte de cuidados, é preciso entender que o pelo dos Spitz Alemão se divide em duas camadas: A camada superficial, a que nós vemos, e a camada interna, chamada também de subpelo. O pelo é exatamente a parte que conseguimos ver e geralmente é um pouco mais áspera, o que dá aquela aparência de espetado. Já o subpelo é formado por fios mais finos e tem uma aparência mais volumosa. Essa camada está bem próxima a pele e normalmente é a que exige muito mais cuidado.
O subpelo é de extrema importância para a manutenção da temperatura corporal do Spitz. Ela serve para proteger contra o frio e também evita que ele absorva muito calor no verão, funcionando como uma espécie de isolante térmico.
Hora de escovar o pelo!
O primeiro cuidado, e aquela mais frequente também, é a escovação dos pelos. Além de manter toda a beleza e o charme do Spitz Alemão, a escovação também remove os pelos que estão caindo naturalmente, deixando apenas os pelos bonitos e saudáveis, evitando que eles se soltem no sofá também.
A frequência de escovação irá depender muito da época também. Uma vez no ano o Spitz troca toda a sua pelagem, o que faz necessário escovar ele mais de uma vez por semana para evitar nós, e o acúmulo de pelos mortos. Fora esse período, uma vez na semana é o suficiente para manter o pelo sempre em dia.
O banho também impacta nos pelos do Spitz?
Sim. Os banhos são pontos importantes nos cuidados dos pelos dos Spitz. Você não pode dar banhos com muita frequência pois isso pode estragar o pelo do seu cachorrinho. Banhos mensais são o suficiente para manter a boa higiene do animal e não danificar os pelos. É preciso também sempre estar atento aos produtos que serão usados e a secagem, pois a umidade pode gerar fungos e problemas de pele. O mais indicado é levar a um petshop de confiança.
Eu preciso tosar o Spitz no calor?
Para o calor não é necessário tosar o Spitz, pois os subpelos já conseguem fornecer uma boa proteção contra o calor para os cachorrinhos. Entretanto, é sempre bom retirar os excessos que podem atrapalhar a locomoção e também a estética do animal. Entretanto essa tosa sempre deve ser feita com tesoura e nunca com máquina, pois a máquina pode gerar machucados e estragar a proteção natural do pelo do Spitz.
Outro problema de uma tosa malfeita é o surgimento da doença Alopecia, que gera queda de pelo no cãozinho. Além de gerar a queda, o pelo não volta a crescer no local afetando, removendo completamente a proteção natural do pet.
Continuo com algumas dúvidas. Como posso solucionar elas?
Aqui no nosso blog nós estamos sempre postando diversos conteúdos bem bacanas que irão com certeza te ajudar a tirar todas as dúvidas de cuidado com o seu Spitz. Além disso, nós do Canil Ohana Gold estamos aqui para te auxiliar. Nós podemos tirar todas as suas dúvidas referentes a cuidar do seu Spitz Alemão Anão, ou Lulu da Pomerânia, e com certeza vamos ter o melhor filhote dessa raça para você.
Você pode ver as fotos dos filhotes no nosso site, instagram e entrar em contato conosco pelo whatsapp. Vamos adorar falar com você.