SPITZ ALEMÃO X LULU DA POMERÂNIA
Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão Anão é uma raça que atrai aos olhos pelo seu visual, pois lembra um bichinho de pelúcia todo fofinho e engraçadinho. Se você está pensando em ter um Lulu da Pomerânia, chegou a hora de saber tudo sobre ele!
BREVE HISTÓRICO
O menor membro da família spitz, o Lulu da Pomerânia (ou Spitz Alemão Anão) possui entre seus antepassados os resistentes puxadores de trenó. Não se sabe exatamente quando ele começou a ser gerado em tamanho pequeno. O local também é incerto, embora a Alemanha, mais especificamente numa região de fronteira entre a atual Alemanha e a Polônia, conhecida como Pomerânia, seja o lugar mais provável. O seu ancestral mais provável é o spitz alemão. Só quando chegou à Inglaterra a raça foi chamada de Lulu da Pomerânia, mas esses primeiros cães não eram como os “Poms” de hoje. Eles chegavam a pesar 13 kg e eram geralmente brancos. Na verdade, o spitz japonês se parece muito com esses primeiros pomeranos e provavelmente descende deles. Embora o Lulu da Pomerânia tenha sido reconhecido pelo English Kennel Club em 1870, sua popularidade só cresceu depois que a Rainha Vitória trouxe um Lulu da Pomerânia da Itália. Os pomeranos da Rainha eram cães grandes e cinzas, e já nessa época os criadores preferiam espécimes menores e mais coloridos. Em 1900, os Poms foram reconhecidos pelo AKC, e os cães apareciam em uma variedade de cores, tanto na Inglaterra como na América. O Lulu da Pomerânia continuou a diminuir de tamanho. Ao mesmo tempo, a ênfase no pelo levou a sua insuperável aparência de “bolinha fofa”.
COMPORTAMENTO O Spitz Alemão Anão tem uma natureza curiosa, dócil, corajosa e ousada. É um cão seguro de si mesmo que se mostra distante com os estranhos, mas dócil e tranquilo com seus donos. É muito brincalhão e adora correr. Possui uma grande inteligência e precisa ser estimulado intelectualmente. Dócil por natureza, este cachorro pode ser socializado de maneira simples com animais de outras espécies, no entanto, se mostra bastante desconfiado e receoso em relação à outros cães e pessoas desconhecidas – podendo ser considerado por muitos como um cão de guarda de plantão; sempre pronto para alertar seus donos sobre perigos diversos e a tentar proteger os que ama. Embora seu tamanho seja reduzido (assim como seu poder de defesa), os cães da raça Lulu da Pomerânia são bastante atrevidos e corajosos, podendo até mesmo enfrentar animais e pessoas muito maiores que ele para proteger seus donos ou seu território. Dono de uma personalidade marcante, o Spitz Alemão Anão pode ser considerado um cachorro “esnobe” em certos momentos – principalmente com pessoas estranhas – no entanto, com seus proprietários costuma ser puro carinho e amor. Mesmo sendo receosa com desconhecidos, a raça passa a aceitar melhor as pessoas que são aceitas e queridas por toda a sua família e, portanto, amigos e convidados de seus proprietários já podem se beneficiar com os carinhos e brincadeiras do Lulu da Pomerânia em pouco tempo de contato. Esperto, o Spitz Alemão Anão pode aprender com facilidade uma série de comandos e truques – e figura na posição de número 23 entre as raças de cães mais inteligentes do mundo. Sua natureza territorial indica que o adestramento destes cães deve ser iniciado quando o animal ainda é um filhote, simplificando o treinamento e aumentando o nível de obediência e lealdade do cachorro. O Spitz não é um cão destruidor, até mesmo os filhotes não costumam destruir muito. Claro que podem pegar uma meia ou algo do gênero, mas não é nada difícil de corrigir, basta mostrá-lo o que pode e o que não pode que ele aprenderá com facilidade. Nesta fase alguns brinquedos e ossinhos que ajudem com os dentinhos são de grande valia, pois ele aprende a diferenciar o que é dele, que poderá ser mordido e até mesmo destruído e o que é dos donos, que não pode ser mexido.
PELAGEM E CORES A pelagem do Lulu da Pomerânia é exclusiva e diferente. Os cães da raça possuem pelos longos e lisos que, ao serem tosados conforme a raça, formam um penteado único: pelos fofos e longos ao redor da cabeça / pescoço e rabo, e nas outras áreas do corpo eles são um pouco mais curtos. De acordo com o padrão estabelecido pela FCI, este canino é aceito em praticamente todas as cores, as mais comuns nestes cães são branco, marrom e mesclados de champagne e branco e preto e marrom. No entanto, há uma grande variação nas cores de pelagem, que podem ser em tons únicos, como preto ou vermelho, quanto em misturas de até três cores, como cinza, champagne e branco.
CUIDADOS ESPECIAIS Apesar de ser um cão peludo, o Spitz Alemão não necessita de cuidados excessivos com os pelos, a facilidade em trata-lo contribuiu para a sua popularidade, exigindo apenas escovações periódicas e banhos mensais. Durante a troca de sua pelagem, as escovações devem ser feitas com uma frequência maior. Não há tosa específica para a raça, pede-se que apenas os bigodes do focinho e pelos sob as patas sejam aparados.Mesmo tendo seu corpo recoberto por uma pelagem vasta, o Spitz não é um cão que pode viver em áreas externas sem problemas, e mantê-lo dentro de casa é mais aconselhado para evitar problemas com o frio.Cuidado com as Quedas! Por ser pequeno e com a ossatura razoavelmente delicada, quedas e trancos podem ser graves, por esse motivo quando o Spitz Alemão convive com crianças é aconselhável a supervisão de um adulto.A saúde desta raça é forte e por isso, pode ser considerado um cãozinho que raramente adoece. No entanto, podem ocorrer problemas comuns que afetam mais as raças pequenas, como a luxação da patela (joelho) ou no ombro, hipoglicemia e criptorquidia (quando um ou os dois testículos não migram à bolsa escrotal).